Perguntas frequentes sobre Pontos de Apoio
1O que é o Ponto de Apoio (PA)?
O Ponto de Apoio Amakha Paris é uma oportunidade que você tem de crescer como profissional em um dos maiores setores da economia. O PA funciona como uma revenda dos produtos da Amakha Paris e abrange todo o Brasil, atendendo tanto os executivos da Amakha Paris, quanto o cliente final.
À frente do Ponto de Apoio Amakha Paris está um Consultor Independente, que por meio de uma negociação comercial diferenciada, pode comprar produtos e serviços para compor seu estoque pessoal e realizar vendas.
2Quais os tipos de PA?
Para PA Básico, é necessário realizar no valor de R$ 5.000,00 um pedido de produtos, que formará seu primeiro estoque. Para manter-se ativo e se beneficiar das condições comerciais diferenciadas, o PA deve efetuar recompra mensal de no mínimo R$ 1.500,00.
Para PA Exclusivo, é necessário realizar no valor de R$ 50.000,00 um pedido de produtos (KIT PA Exclusivo disponível para download), que formará seu primeiro estoque. As recompras mensais para o PA Exclusivo são no valor mínimo de R$ 15.000,00.
3Já sou um PA Básico, o que acontece após as mudanças dos valores de investimento, de gestão do estoque e de recompra implementadas em outubro de 2018?
Os PAs Básicos (de R$ 1.500), ativos antes das alterações dos valores e critérios de concessão do PA, terão até o dia 30 de abril de 2019 para começarem a cumprir a exigência de recompra mensal no valor de R$ 1.500 e abrirem uma empresa. Após essa data, os PAs que não cumprirem essas exigências perderão o desconto, passando a ter perfil de Executivo, até regularizar sua situação.
4Já sou um PA Exclusivo, o que acontece após as mudanças dos valores de investimento, de gestão do estoque e de recompra implementadas em outubro de 2018?
Os PAs Exclusivos (de R$ 15.000), ativos antes das alterações das regras, terão até o dia 30 de abril de 2019 para começarem a cumprir a exigência de recompra mensal no valor de R$ 15.000 e abrirem uma empresa. Após essa data, os PAs que não cumprirem essa exigência perderão o desconto até regularizar sua situação. Caso a situação não seja regularizada em até 3 meses, perde-se a exclusividade.
5Já sou PA Exclusivo, antes das mudanças dos valores e regras de concessão, posso perder minha exclusividade?
Não. A sua exclusividade é assegurada. Você só perde a exclusividade se não cumprir a exigência de recompra mensal no valor mínimo de R$ 15.000 conforme regras estabelecidas no manual de Ponto de Apoio, a partir do 7º mês das mudanças das regras (O PA terá 6 meses para iniciar a aplicação da nova regra de recompra).
6A minha região de concessão de exclusividade abrange mais de 100.000 habitantes. Com as novas regras, poderão existir outros PAs?
Sim, mantendo prioridade de concessão para os PAs que já atuam nessa região.
As novas regras estabelecem que os PAs Exclusivos serão concedidos por município. A regra é ter 1 PA a cada 100.000 habitantes.
7Posso comprar qualquer produto para formar o Kit inicial do PA? E na recompra?
Para a primeira compra, o executivo deverá realizar um pedido inicial de acordo com o tipo de PA solicitado. Sendo que 30% desse pedido inicial devera ser de produtos da linha capilar. No caso do pedido inicial do PA Exclusivo, esta disponível para Donwload o KIT PA Exclusivo que deve ser nas quantidades estipuladas. Para as recompras o PA escolhe livremente os produtos, sendo necessário ter no mínimo 1/3 de produtos da linha capilar na recompra. Recomenda-se ter todos os produtos do portfólio para atender toda possível demanda.
8O PA funciona como franquia?
Não. O Ponto de Apoio usufrui de condições comerciais diferenciadas em relação aos Executivos de venda e sua principal função é a de abastecer os executivos regionalmente, contribuindo para que os produtos Amakha Paris cheguem mais rapidamente aos executivos e clientes finais.
Futuramente, a Amakha Paris trabalhará no modelo de franquia. Os PAs atuais serão devidamente informados e terão um período suficiente para se adequarem ao modelo de franquia.
9Há uma quantidade máxima de PA por município ou região?
A regra geral é ter ao menos 1 PA Exclusivo em cada município com até 100.000 habitantes. Para municípios maiores, podem coexistir 1 PA Exclusivo a cada 100.000 habitantes. Assim, em um município com 500.000 habitantes, por exemplo, pode-se conceder até 5 PAs Exclusivos. Em cidades que possuem mais de 100.000 habitantes, o PA Exclusivo será mapeado até o limite máximo a que tem direito e os demais bairros liberados para abertura de PAs, seja básicos e/ou Exclusivos.
No entanto, há outros critérios (demográficos, econômicos, análise de mercado, concorrência e demanda/quantidade de executivos Amakha) que são levados em conta e podem impactar na concessão de quantidades diferentes de PAs exclusivos independente da população naquela cidade.
Para PA básicos não há limite de abertura, entretanto são realizadas análises de liberação que são consideradas as necessidades, demandas, quantidades de PAs básicos na região e capacidade de atendimento do mesmo, cumprimento das normas de ética, manual do ponto de apoio, plano de negócio e Cartilha WEB, garantindo assim a saúde do negócio. Podendo ser aprovado ou não. No caso de negativa do PA básico, o cliente deverá seguir as orientações da área comercial, para uma nova análise em outro endereço/local.
Em cada caso, a Amakha Paris objetiva levar oportunidades de ganhos para todos e facilitar o acesso da rede a seus produtos.
10Quais os critérios usados pela Amakha Paris para conceder um PA?
A concessão de um PA para um Executivo Amakha leva em conta demanda da região, capacidade de investimento do interessado, seu histórico profissional, atuação na rede e objetivo.
11Posso ter mais de um PA?
Sim. Para cada PA, o solicitante deve realizar uma nova solicitação que será devidamente analisada.
12Qual o desconto que o PA tem na compra de produtos?
A margem de lucro de um PA, quando revende para um Executivo, é de 20%. Ou seja, o PA paga cerca de 16,7% a menos que um Executivo em qualquer produto Amakha, exceto os materiais de apoio.
13Por que a Amakha Paris alterou os valores de investimento e os critérios de concessão?
A resposta é simples. A empresa cresceu, não só em tamanho, mas também na quantidade de produtos. Consequentemente, para os Pontos de Apoio continuarem a exercer seu importante papel de ajudar a rede do ponto de vista logístico, eles também precisam crescer. Isso significa que os PAs precisam ter um estoque maior e manter produtos variados.
Os critérios de concessão diferenciados visam a sustentabilidade do negócio. Para investir em um PA, é necessário ter visão empreendedora e administrativa. Para cumprir essa missão, a capacidade de investimento e a trajetória do executivo são bastante relevantes.
14Preciso ter uma empresa para ser PA?
Sim. O PA deve operar como empresa, pois deverá emitir nota fiscal de produto para a revenda e nota fiscal de serviços quando solicitar pagamento de bônus (saque) à Amakha Paris.
15Qual tipo de empresa devo abrir para ser um PA?
Há várias possibilidades. Conheça mais clicando aqui.
16A empresa possui regras para o Ponto de Apoio?
Sim. É obrigatório a todos os PAs a leitura dos manuais de Ética, do Ponto de Apoio, Manual do Negócio e Cartilha da WEB. Bem como participar dos treinamentos oferecidos pela empresa aos PAs seja online e/ou presencial. Respeitar todas as políticas da empresa. Acessar sempre os canais oficiais: chat, SAC, telefone e e-mail.